A pandemia de Covid-19 nos trouxe desafios incomuns. Além de precisarmos nos preocupar com as consequências da doença, tivemos que lidar com grandes mudanças em nossa rotina pessoal e profissional, com o objetivo de proteger a nossa saúde e a de nossos entes queridos e evitar o agravamento da situação no país.

Uma dessas mudanças foi o trabalho remoto. Muitos profissionais, cujas áreas de atuação poderiam ser adaptadas a esse regime, passaram a trabalhar de casa, lidando com as dificuldades desse novo modelo. Consequentemente, equipes que antes trabalhavam juntas durante boa parte do dia, agora estavam conectadas apenas por meio de aplicativos de mensagens e videochamadas. Para muitas pessoas, essa foi uma mudança e tanto.

Quase três anos se passaram desde o início da pandemia e muitas empresas, diante dos benefícios do trabalho remoto, optaram por mantê-lo. Mas a “desconexão” pessoal que ocorreu durante a pandemia ainda permanece. Como podemos nos reconectar com nossos colegas de trabalho, mesmo à distância?

DESCONECTADO, COMO?

Para aqueles que estavam acostumados a trabalhar presencialmente, o trabalho remoto foi um choque inicial. Mudanças em algo que já estávamos acostumados causaram desconforto e até mesmo medo, ansiedade e angústia.

A falta de contato “humano” com os colegas, como um momento de descontração no refeitório, um abraço de feliz aniversário ou um happy hour após o expediente, junto com as incertezas da pandemia, afetaram negativamente nossa saúde mental, levando ao isolamento e à solidão em alguns casos.

COMO SE RECONECTAR AO GRUPO DE TRABALHO?

Reconectar-se com o grupo de trabalho pode ser desafiador, mas é importante encontrar maneiras de se adaptar à nova forma de contato e facilitar esse processo.

Antes, as conversas da equipe podiam ocorrer no refeitório, mas agora elas podem acontecer através de videochamadas ou reuniões presenciais programadas. Também é possível se encontrar para almoçar em algum restaurante ou participar de eventos da empresa. Além disso, os canais online, como WhatsApp e redes sociais, podem ajudar a suprir a falta das conversas presenciais.

Por outro lado, o contato remoto também pode ser uma oportunidade de conhecer novas pessoas, inclusive de outras regiões. O compartilhamento de histórias e culturas pode contribuir para a aproximação da equipe.

É importante lembrar que, durante o horário de lazer, não é recomendado falar sobre problemas do trabalho ou metas a serem alcançadas. Esse é o momento para desfrutar da companhia dos colegas de trabalho, online ou presencialmente.

QUANDO PROCURAR AJUDA?

Se, mesmo com todos os meios de conexão com a equipe, você continuar se sentindo sozinho, com sintomas de ansiedade, medo, angústia e tristeza, incluindo receio de sair de casa ou encontrar novamente os colegas, é importante procurar ajuda psicológica.

Compartilhar: